UAB abre seleção para curso de Física e pós no Piauí

Já encontram-se abertas as inscrições do processo de seleção simplificada para o curso de Licenciatura em Física, na modalidade a distância, pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). O Instituto Federal do Piauí (IFPI) é a instituição ofertante e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) é parceira no programa que leva o ensino superior 50 polos nos municípios piauienses.

Em 2019, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) disponibilizou 3.600 vagas para os polos do Piauí, nos cursos de História, Espanhol, Ciências Contábeis, Matemática, Administração Pública, Inglês, Física, Português, Geografia, Turismo e Ciências da Natureza, que também está com inscrições abertas.

O superintendente de Ensino Superior da Seduc, Ellen Gera, observa que da totalidade de polos da UAB do Estado, 37 são de responsabilidade Seduc, que é mantenedora da estrutura física, tecnológica e de gestão de coordenação.

“O ensino superior na modalidade a distância cresceu muito na gestão do governador Wellington Dias. Além da UAPI, mantida exclusivamente com recursos do Governo do Estado, temos a UAB, que terá mais quatro polos em 2019 conseguidos com muito esforço. Para o novo curso de Licenciatura em Física as inscrições já estão abertas ofertando 175 vagas. O curso de Física é essencial para o desenvolvimento do ensino tecnológico e cientifico do Piauí”, relata o superintendente.

Os novos polos foram autorizados pela CAPES nos municípios de Altos, Avelino Lopes, Fronteiras e José de Freitas. Já as turmas de Física estão sendo disponibilizadas nos municípios de Campo Maior, Buriti dos Lopes, Floriano, Monsenhor Gil e Valença. As inscrições acontecem até o dia 31 de janeiro. O curso de Ciências da Natureza oferta 263 vagas nos polos de Campo Maior, Barras, Cocal, Angical, Paulistana, Pedro II e Parnaíba. As inscrições vão até 10 de janeiro.

O secretário de Estado da Educação, Hélder Jacobina, explica essa é mais uma conquista importante para expansão do ensino superior público no Estado.

“Nessa gestão, já levamos cursos técnicos para todos municípios e levaremos ensino superior também a todos, quando teremos o ciclo completo da educação em todos os municípios do Piauí. Esse é um grande feito e acredito que seremos o único estado do Brasil a ter Ensino Infantil, Fundamental, Médio, Técnico e Superior próximo de todos”, completa o secretário.

Pós-graduação 
Também encontram-se abertas as inscrições para inscrições para o processo de seleção simplificada de estudantes para cursos superiores de pós-graduação lato sensu em Educação Especial Inclusiva e Ensino de Ciências. As inscrições vão até 10 de janeiro e estão sendo disponibilizadas 300 vagas nos municípios de Angical, Parnaíba, Pedro II, Paulistana, São Raimundo Nonato, Barras e Cocal.

Clique aqui e faça sua inscrição para Física

Clique aqui e faça sua inscrição para a pós-graduação

Autoria: Hélder Rocha

LEIA TAMBÉM