Regina Sousa assume governo e diz que prioridade será a reforma administrativa

O governador Wellington Dias transferiu, nesta quarta-feira (16), a chefia do Poder Executivo estadual à vice-governadora Regina Sousa por 15 dias, em virtude de viagem particular a Israel. A solenidade de transmissão do cargo ocorreu no escritório da Residência Oficial e marca a primeira vez de Regina Sousa à frente do Governo do Estado do Piauí.

Na oportunidade, Wellington falou sobre a reforma administrativa do Estado. “Os pontos principais da reforma estão menos vinculados à questão dos cargos, embora tenha alteração, mas é mais voltada à adequação de despesas para que possamos conseguir resolver o nosso maior problema, que é o crescimento do déficit da previdência. Temos também a alteração no dólar que acabou modificando a dívida externa. Estamos agora em um momento de preparação das minutas dos projetos de lei, dos organogramas, minutas de decreto e resolução”, destacou Dias.

O primeiro passo do governador em relação à reforma foi definir que a Secretaria da Administração e Previdência (SeadPrev) será a responsável por todas as contratações de pessoal do Estado. “Para qualquer tipo de contratação, os órgãos precisarão de um parecer do Conselho de Gestão de Pessoas da SeadPrev. Também devo celebrar uma outra regulamentação em relação ao custeio. Estamos trabalhando mudanças no controle e prestação de contas de obras. A notícia boa é que temos cerca de R$1,6 bilhão para investimentos e vamos fazer a economia girar”, pontuou Wellington.

O chefe do executivo ainda disse que pretende priorizar as Parcerias Público-Privadas, melhorando a estrutura e, ainda, a criação de uma Corregedoria Única do Estado acoplada à Ouvidoria e integrada à Controladoria, para que seja possível uma política de melhor acompanhamento e avaliação das metas. Ou seja, cada órgão estadual terá metas a cumprir e assinarão termo de responsabilidade.

Na solenidade de transmissão do cargo, a governadora em exercício garantiu que priorizará a reforma administrativa do estado, seguindo as orientações de Wellington Dias. “Vamos supervisionar e nos reunir com a equipe para adiantar ao máximo essa pauta. Ademais, estarei a postos para tratar e resolver as demandas que dizem respeito ao estado”, disse Regina Sousa.

Autoria: Lorenna Costa e Aline Medeiros

LEIA TAMBÉM