Profissionais de saúde e comunidade fazem atividade alusiva ao Setembro Amarelo no Cristo Rei

Foi abordado sobre a rede de atendimento em Teresina

A Unidade Básica de Saúde do Cristo Rei realizou na manhã de hoje, 20, Caminhada de Valorização da Vida, em alusão ao Setembro Amarelo. A atividade foi uma parceria entre as Equipes Estratégia Saúde da Família da unidade e a Equipe de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Universidade Estadual do Piauí. O local de concentração da caminhada foi na Praça do Conjunto João Emílio Falcão, e todos seguiram até a praça Madre Savina, no Cristo Rei.

Várias ações dos profissionais da saúde foram realizadas, como alongamento, dança, mesa de orientações sobre as redes de apoio psicossocial e material informativo. “Essa é uma excelente iniciativa haja vista toda a problemática suicídio que se tem vivido, não só em nosso estado, mas em todo o país. Devemos mesmo discutir, apresentar e mostrar as dificuldades por que passam as pessoas com ideação suicida. As dificuldades preconceituosas que as pessoas passam em se tratarem sobre as questões psíquicas. Muitas vezes as pessoas não procuram um serviço de ajuda por uma série de motivos. A divulgação é essencial, se uma maneira leve, no sentido de que as pessoas não se sintam constrangidas e levem a sério a temática”, explicou Marta Veras, enfermeira da Equipe 114 da UBS Cristo Rei.

Setembro Amarelo

O objetivo do Setembro Amarelo, mês de prevenção do suicídio, é conscientizar as pessoas deste problema tão grave, que tira muitas vidas todos os anos. É um mês que busca criar conversas sobre o assunto, deixar as pessoas que sofrem com pensamentos suicidas saberem que elas não estão sozinhas e que a morte não é solução.

“Percebemos que o suicídio é uma problemática de saúde pública. Ações como a que realizamos hoje serve para tornar o tema público e mostrarmos o valor da vida”, afirmou Vanessa Bezerra, da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Universidade Estadual do Piauí.

LEIA TAMBÉM