Prêmio ODS Brasil é oficialmente lançado no Piauí

aconteceu o lançamento do Prêmio ODS Brasil. O evento, realizado no auditório do Sebrae, contou com a participação de representantes de organizações governamentais e não governamentais. O prefeito do município de Joaquim Pires, Genival Bezerra, representou a APPM na cerimônia.

O prêmio tem como objetivo incentivar, valorizar e dar visibilidade a práticas que  contribuam para o alcance das metas da Agenda 2030 em todo o território nacional. Além disso, o Governo Federal quer reconhecer projetos, programas, tecnologias ou outras iniciativas estruturadas que promovam soluções que contemplem aspectos sociais, ambientais e econômicos sustentáveis.

O assessor da Secretaria Nacional de Articulação Social, Marcelo Trevisan, explica que o prêmio é uma forma de incentivar os gestores a construírem projetos sociais e sustentáveis. “Nós temos vários exemplos de prefeituras que aderiram ao ODS como objetivo central para o desenvolvimento nos município, agregando o seu plano anual com as ODSs, por isso agradeço o apoio da APPM nesse lançamento”, comentou.

O prefeito Genival Bezerra explica que atualmente as pessoas estão tomando mais consciência em desenvolver projetos que beneficiem o meio ambiente e agradece a iniciativa do Governo Federal. “Nós gestores precisamos sempre nos incluir nesses projetos para que possamos de fato buscar o desenvolvimento de nossos municípios, juntamente com o Governo do Estado, sempre colocando também como foco a sustentabilidade. Sabemos que não é somente a questão financeira, nós precisamos também nos preocupar com o futuro de outras gerações”, conta.

O prêmio é dividido em categorias:

Governos – Práticas desenvolvidas pela administração direta ou indireta dos estados, Distrito Federal e municípios.

Organizações com Fins Lucrativos – Práticas desenvolvidas por setor produtivo e outras organizações da sociedade, com fins lucrativos.

Organizações sem Fins Lucrativos – Práticas desenvolvidas por organizações da sociedade, sem fins lucrativos.

Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão – Práticas desenvolvidas por instituições de ensino, pesquisa e extensão públicas e privadas.

LEIA TAMBÉM