Pedagogos são formadores em solução educacional para alfabetização das crianças

Créditos: Ascom/Semec

O Alfabetiza Teresina, uma iniciativa da Prefeitura de Teresina para garantir que todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino estejam alfabetizados no tempo certo gerou resultados tão positivos em 2018, que neste ano de 2019 veio com força total e com uma série de expectativas de aprendizagem para a alfabetização das crianças.

Com o objetivo de alinhar os indicadores e instrumentos de avaliação para melhor perceber os níveis de aprendizado dos alunos nesse ciclo, coordenadores pedagógicos das turmas de 1º e 5º ano do Ensino Fundamental das unidades de ensino Rede Municipal de Teresina estiveram no Centro de Formação Professor Odilon Nunes, onde uma equipe da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) apresentou mudanças e auxiliou sobre a coleta e inserção dos dados de leitura e escritas dos alunos no sistema.

O projeto da SEMEC apoia as escolas nas estratégias direcionadas para as turmas do ciclo de alfabetização. São formações, sugestões de atividades, reuniões de monitoramento, socialização de ações e outras iniciativas que fomentam leitura e escrita com as crianças desde a educação infantil.

A coordenadora de Alfabetização da SEMEC, Carmem Portela, conta que no primeiro ano de implementação, o Alfabetiza Teresina contribuiu para o resultado de 92% dos alunos lendo ao final do 1º ano do ensino fundamental. “Esse é um resultado incrível, mas em 2019 vamos fortalecer as ações para conseguir alfabetizar 100% dos alunos nessa etapa”, anuncia.

LEIA TAMBÉM