Mais de 12 mil animais foram vacinados na primeira etapa rural contra a Raiva

A primeira etapa rural de vacinação contra raiva em cães e gatos aconteceu no último dia 24, nos povoados das zonas Norte e Leste. No dia 1° de dezembro é a vez dos povoados das zonas Sul e Sudeste. Ao todo 12.086 animais foram vacinados nos povoados Norte e Leste. A meta para toda a etapa rural de vacinação é atingir 20.178 imunizações contra a raiva.

A etapa urbana de vacinação contra a raiva em cães e gatos foi concluída no dia 10 de novembro. Foram vacinados 115.189 animais, ultrapassando a meta de 113.714, ou seja, 101,3% de cobertura.

“Próximo sábado continuamos a etapa rural de vacinação. Todos os responsáveis por animais, principalmente de sítios, solicitamos que prendam esses animais para que no momento que as equipes de vacinação passarem por essas propriedades os animais recebam a vacina, para proteção dos animais e das pessoas que convivem com eles. Principalmente tratando-se de zona rural, onde também temos animais silvestres, que habitam naturalmente essas localidades”, afirma Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da capital.

A vacinação é a única forma de prevenção contra a raiva, que pode ser transmitida para o homem e é fatal. A vacina animal, que é segura e gratuita, é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol.

LEIA TAMBÉM