Handebol tem final acirrada nos Jogos das Escolas Municipais de Teresina

Garra e emoção marcaram a final do handebol, hoje (17), nos Jogos das Escolas Municipais de Teresina (JET’s). As disputas femininas e masculinas aconteceram no Ginásio Verdão, zona Norte da capital, com treze equipes disputando vagas para a seletiva estadual dos jogos escolares.

No masculino, a Escola Municipal Manoel Paulo Nunes levou a melhor contra a Escola Municipal Mário Faustino. A equipe campeã é famosa por representar o Piauí em competições nacionais, mas teve que suar a camisa para derrotar o dedicado time adversário. O terceiro lugar ficou com a Escola Municipal Parque Piauí.

A Escola Mário Faustino também participou da grande final do feminino, mas perdeu para a equipe da Escola Municipal Barjas Negri, que vem conquistando uma série de títulos. As meninas da Escola Municipal Vereador José Ommati ficaram com a medalha de terceiro lugar no torneio.

Segundo Carla Manuela, professora de Educação Física da E.M. Barjas Negri, os treinos possuem dois objetivos bem definidos. “Treinamos fortemente para vencer em todas as etapas disputadas, mas, principalmente, para a formação da personalidade dessas alunas. O handebol ajuda no processo de aprendizagem e no comportamento em sala de aula, contribui com tudo”, afirmou.

Madalena Leal, gerente de Assistência ao Educando da Secretaria Municipal de Educação (Semec), está acompanhando os jogos, que neste segundo semestre acontecem com modalidades coletivas. Para ela, as competições são ferramentas pedagógicas. “É bonito ver essa integração, as comemorações, os incentivos, o aprendizado até no momento de perder. Essa disputa ensina muito para os alunos, inclusive sobre a importância do trabalho em equipe”, disse.

Na quinta-feira (18), cerca de 170 estudantes participam dos jogos de queimada, uma das modalidades mais aguardadas. Os times são mistos e a premiação será ainda pela manhã, de 8h às 11h, na AABB de Teresina

LEIA TAMBÉM