Firmino conhece consórcio de cidades francesas de gestão compartilhada da água

O prefeito Firmino Filho conheceu, nesta quarta-feira (07), em Versalhes, o sistema de consórcio entre cidades para gerenciamento da produção, abastecimento de água e de despoluição de águas residuais. A convite da Agence Française de Developpement, Firmino está participando de uma missão na França, junto com outros gestores brasileiros. Firmino está acompanhado do diretor de Assuntos Federativos e Internacionais da Prefeitura de Teresina em Brasília, Erick Amorim.

A experiência francesa na gestão da água impressionou o prefeito piauiense. “Conhecemos a estação de esgoto e águas pluviais construída e operada privadamente, através de PPP, mas de propriedade de um consórcio de cidades. Impressiona a gestão integrada de água”, explica Firmino.

Durante a visita, os gestores brasileiros tiveram um encontro com representantes do Syndicat Mixte pour la Gestiondu Servicedes Eaux de Versailles et Saint-Cloud – Sindicato Misto para Gestão dos Serviços das Águas de Versailles e Saint-Cloud.

Nesta quinta-feira (08), os prefeitos participam de uma apresentação do Syndicat Mixte des Transports pour le Rhône et l’Agglomération Lyonnaise, órgão que coordena a mobilidade na metrópole de Lyon, organizada através de um consórcio subnacional. Os gestores conhecerão o modelo de gestão delegada, através de concessão. Eles visitarão também a linha do tramway e conhecerão a história e situação atual da região metropolitana de Lyon e ainda farão uma visita à cidade de Rillieux la Pape e região para conhecer o contrato de desempenho energético local.

LEIA TAMBÉM