Equipes já começam a se deslocar para o norte do Estado para o Desafio das Opalas

Uma estrutura digna de provas bem conceituadas tanto pela Federação de Ciclismo do Piauí – FCP, quanto pela Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC, está fazendo do Desafio das Opalas jus a ser o Campeonato Piauiense de Mountain Bike Maratona – prova única, bem como ser prova ranqueada com pontuação da classe mais alta de pontos na CBC, a classe XCM1. Enquanto cerca de 220 atletas já estão nos preparativos finais para seguirem para o local de concentração e largada da prova, ou seja, o Parque Nacional de Sete Cidades, que fica a cerca de 200 km de Teresina, próximo ao município de Piripiri, no Norte do Piauí. O Desafio das Opalas começa neste sábado (1º de junho), com a recepção dos atletas, vistorias técnicas e entrega de kits, a partir das 10 horas da manhã, na concentração do evento, que fica no Hotel Fazenda Sete Cidades, situado na entrada Sul do parque. A partir das 18 horas, acontece o congresso técnico onde serão repassadas todas as informações importantes da prova e do percurso aos atletas.

No domingo (2), a largada será à partir das 7h30 com destino ao Morro do Gritador, no município de Pedro II, onde haverá festa e a premiação dos campeões piauienses de MTB maratona. A estrutura do evento está no regulamento da CBC, no sentido de oferecer segurança para a organização e principalmente para os competidores. A prova conta com seguro de vida para todos os participantes, mais uma forma de resguardar a integridade de todos. As equipes médicas possuem material de primeiros socorros e estão prontas para atender a qualquer eventualidade dos participantes.

Hidratação não irá faltar para os cerca de 220 bikers esperados, pois a organização já garantiu 2.500 garrafas de água de 500 ml, que são disponibilizadas tanto nos pontos de apoio oficiais do percurso, quanto na chegada. Além disso, os atletas receberão os cuidados com a musculatura e equipe de fisioterapeutas com muito relaxamento com gelo, por meio da crioterapia, ao final da prova. A organização terá toda uma estrutura de apoio, cobertura e resgate do evento, contando com 12 carros, quatro motos, um quadriciclo, quatro ambulâncias, sendo uma 4×4 para se alojar nas trilhas, um ônibus e três caminhões.

A prova conta com diretores, comissários, árbitro nacional, fiscais, cenografia, equipe de sinalização, equipes de resgate, assessoria de comunicação, fotógrafos, secretaria de prova, médico, enfermeiros, equipe de crioterapia, bombeiros, PMs, polícias de trânsito, entre outros, além de pessoas que trabalham indiretamente no evento.

O 3º Desafio das Opalas tem patrocínio do Governo do Estado do Piauí – Setur; co-patrocínio Unimed/Intermed Teresina e Sebrae; Apoio: Prefeitura Municipal de Piripiri e de Pedro II, Crisfapi, MR Peças, Bike Xtreme, Evo Bike, Renata Said Acessórios, Ateliê Joia da Terra, Fabi Veras, Tintas Verbras, Quitanda Freita, Gelo Norte Piracuruca; parceiro institucional: ICMBios; Realização: Associação Piauiense de Ciclismo – APC; co-produção: X Brasil e supervisão: CBC e FCP. Inscrições no site www.fciclopi.esp.br.

LEIA TAMBÉM