Como fechar a prova de Língua Portuguesa em concursos públicos

Publicada por: Professor Newton Neto – Portal R10

Olá, meus amigos, hoje nosso papo será sobre estratégias para gabaritar a prova de Língua Portuguesa em qualquer esfera de concurso público. Bom, tudo deve ser planejado de forma direcionada e objetiva. Vamos ao passo a passo de planejamento:

1.       É de extrema relevância conhecer a Banca organizadora do certame, como Cespe, Nucepe, FCC etc. Isso você confere em Edital publicado.

2.       Faz-se um apanhado das dez últimas provas desta mesma banca, no mesmo nível que o do seu concurso (Fundamental, Médio ou Superior).

3.       Observe se as provas costumam trabalhar mais análise textual ou análise gramatical, atentando para a maior porção da prova, seja ela de itens ou de múltipla escolha.

4.       Após a investigação, no caso de maior cobrança textual, você deve observar se a análise é voltada para compreensão/inferência ou voltada para estrutura textual, como:  tipologia, elementos de coesão, funções, significação etc. Em algumas bancas, isso se percebe com clareza e rapidez.

5.       Se a análise for mais gramatical, você deverá fazer um levantamento sobre existir maior cobrança morfológica (verbo, pronome, adjetivo etc) ou cobrança sintática (Concordância, Regência, Colocação Pronominal etc).

6.       Depois de um Raio X completo assim, você deve acumular um volume expressivo de resolução de questões, observando se sua fragilidade está no campo textual (compreensão ou estrutura textual) ou se está no campo gramatical (morfologia ou sintaxe).

7.       Muitos conteúdos possibilitam uma estratégia de análise que deve ser intensamente aplicada, para se conquistar habilidade e segurança (Pontuação, Colocação Pronominal etc). Outros conteúdos exigem do candidato uma maior memorização, por conta do volume de casos independentes (Crase, Concordância, por exemplo).

8.       A opção por frequentar sala de aula sempre será uma vantagem para o candidato, visto que poderá lidar diretamente com o professor, para que este sistematize, relacione  e oriente com maior precisão.

9.       No caso de investimento em livros e/ou apostilas para um reforço em casa, é necessário atentar para as Gramáticas voltadas para concurso público, pelo direcionamento e objetividade da teoria empregada.

10.   Por fim, sugiro que esse passo a passo seja levado a sério agora mesmo, para aumentar as chances de você fechar a temida prova de Língua Portuguesa. Muitos alunos que seguiram esta minha receita tiveram sucesso na pontuação máxima em provas de Português. Chegou a sua vez! Boa sorte e bons estudos! Fica com Deus!

LEIA TAMBÉM