Comitê de Acompanhamento do Lagoas do Norte será multiplicador do Colab

Membros do Comitê de Acompanhamento do Programa Lagoas do Norte conheceram nesta quarta-feira (07) as funcionalidades do aplicativo Colab, aplicativo social para celular utilizado pela Prefeitura de Teresina com o objetivo de conectar pessoas e de receber a colaboração dos cidadãos a fim de melhorar a gestão pública municipal.

“A Prefeitura de Teresina utiliza o Colab desde 2015, com melhora na prestação de serviços na cidade a partir do auxílio da população. Esperamos, com a apropriação da ferramenta pelo Comitê Lagoas do Norte, uma maior participação das lideranças comunitárias e de toda a população da zona Norte na construção de uma cidade ainda melhor para todos. Para isso, os membros do Comitê Lagoas do Norte atuarão como multiplicadores, incentivando os munícipes a baixar o aplicativo e a usar, mostrando as necessidades dos bairros e dando sugestões para melhorar a gestão”, explicou Márcio Sampaio, diretor do Programa Lagoas do Norte.

De acordo com Guilherme Andrade, coordenador de Operações do Colab, o aplicativo permite que cada cidadão aja como colaborador da gestão, ampliando a eficiência na prestação dos serviços públicos.

“A Prefeitura de Teresina fez do Colab um canal oficial de comunicação com os munícipes, demonstrando abertura para ouvir o cidadão, receber críticas e colaborações para melhor planejar e desenvolver a gestão pública. O uso do Colab amplia a transparência da gestão pública; melhora a relação com o cidadão, que vê suas demandas atendidas em menor prazo; e proporciona relatórios detalhados, que demonstram as maiores necessidades da cidade e podem nortear o planejamento para anos seguintes”, destacou Guilherme Andrade.

Para Albertino Ribeiro, presidente do Comitê Lagoas do Norte, o Colab ampliará a atuação das lideranças comunitárias e promoverá maior participação cidadã: “Usando o aplicativo, nós encurtaremos o caminho no encaminhamento de demandas e sugestões para a Prefeitura, já que não precisaremos nos deslocar e nem acompanhar protocolo de processos físicos. Tudo pode ser feito pelo celular, em tempo real. Além disso, o cidadão poderá ver, pelo seu celular, a atividade da liderança do seu bairro, apoiando suas solicitações. Poderá, ainda, contribuir ativamente, também encaminhando suas sugestões”, comentou.

Sobre o Colab

O aplicativo Colab é gratuito e está disponível para usuários de Android e iOS. Depois de fazer o download, o usuário pode cadastrar um e-mail ou fazer o login pelo perfil do facebook. Ao fazer as postagens, o cidadão pode fazer até três fotos, descrever a situação e identificar o endereço, por georreferenciamento e com pontos de referência.

LEIA TAMBÉM