CMEI Residencial Esplanada trabalha ações do projeto Tenda da Leitura

A Tenda foi montada na escola para proporcionar um ambiente acolhedor e próprio para a leitura

Viajar e aprender sem sair do lugar. Esse é o poder trazido pelos livros, que na infância começam a encantar pelas cores, formas, ilustrações e inúmeras possibilidades de histórias. Nas Unidades de Ensino da Rede Municipal de Teresina, o livro infantil é uma das principais ferramentas de aprendizado. Espalhados pelo pátio, em cantinhos de leitura ou na biblioteca, os livros são incluídos em todas as atividades das escolas, começando pelos 10 minutos de leitura em sala de aula todos os dias.

No Centro Municipal de Educação Infantil Residencial Esplanada, zona Sul de Teresina, os livros vão ainda mais longe. A equipe escolar organiza durante uma semana um momento especial para a leitura, às crianças escolheram suas obras favoritas e os professores realizam a leitura em uma tenda montada para o momento.

A ‘Tenda da Leitura’ foi montada na escola para proporcionar um ambiente acolhedor e próprio para a leitura. Com o auxílio de fantoches dos personagens da história as professoras realizaram a contação de diversos contos. A ideia é estimular o hábito de ler, envolvendo as crianças.

A ação envolveu 263 crianças de 3 a 5 anos, do maternal ao 2º período da educação infantil. Segundo Daryana Patrícia de Sousa Pereira, vice-diretora do CMEI, o objetivo principal é despertar nos alunos o apreço pela leitura.

“Estamos realizando ações diferenciadas para fazer com que as crianças sintam prazer quando estiverem realizando leitura. A ‘Tenda da Leitura’ acaba sendo um lugar mágico para as crianças. É um espaço diferente, colorido e envolvente. As crianças saem do espaço da sala de aula, para um espaço mais aconchegante. Isso acaba envolvendo os pequenos que passam a perceber o quanto o momento de leitura pode ser prazeroso”, destaca.

Para a gerente de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Sammya Ribeiro, é gratificante ver crianças tão pequenas interessadas nos livros. “O estimulo à leitura ainda na infância desperta nos estudantes a criatividade e as habilidades necessárias para toda a vida. As escolas estão de parabéns pela criatividade, a ideia de transformar cada espaço livre em um cantinho de leitura mostra a importância desse espaço itinerante, onde o livro vai até o leitor”, concluiu.

LEIA TAMBÉM