Ações de monitoramento diminuem os transtornos das chuvas na zona Sudeste

A chuva não tem cessado nos últimos dias na capital. Mas, de forma preventiva, a Prefeitura de Teresina através da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sudeste, tem atuado na região em várias frentes de forma intensificada, para reverter e evitar os transtornos provocados pelas águas pluviais. O Superintendente da SDU Sudeste, Evandro Hidd, e as equipes da SDU têm percorrido pontos da região intensificando ações de prevenção e monitoramento por conta do período chuvoso.

Todos os dias, de forma contínua e programada, cerca de 140 homens percorrem bairros da zona Sudeste realizando serviços de capina, recolhimento de transbordo, manutenção de área verde e limpeza de galerias. Essas ações buscam facilitar o escoamento das águas e evitar possíveis inundações. Contudo, apesar das intervenções, é necessário que a população tenha consciência na hora de descartar o lixo, procurando sempre locais adequados e o conhecimento a respeito dos pontos críticos, evitando transitar por esses locais em época chuvosa.

Um desses pontos é Avenida Joaquim Nelson. “Essas águas são oriundas da bacia do Riacho Mandacaru, que vem desde a zona rural de Teresina transportando um grande volume até chegar à zona urbana da Cidade, onde aqui ela se junta com as demais se espalhando em trechos da zona Sudeste e Leste”, explica o Superintendente Executivo da SDU Sudeste, Isaac Meneses.

O Superintendente Evandro Hidd esclarece que as ações de monitoramento ocorrem de forma coordenada entre as Gerências do órgão durante todo o ano, mas se intensificam durante o período de chuvoso. “Em virtude das fortes chuvas e dos riscos de alagamento na zona sudeste, estamos monitorando e intensificando nossas ações. A partir de sexta-feira, dia 05, mobilizaremos nossa superintendência com equipes para atendimentos e intervenções em dois turnos. Não conseguiremos evitar os problemas, mas tentaremos amenizar e estar cada vez mais próximos da população. Além dessas medidas preventivas adotadas pelo órgão, pedimos a população cautela quando forem trafegar por esses pontos críticos”, enfatizou Evandro Hidd.

Pontos em atenção por conta das chuvas na zona Sudeste

Buscando prevenir transtornos, a população deve buscar novas rotas por conta desse período chuvoso, evitando os seguintes pontos de alagamento:

Comprida (Av. Isaú Pedreira);
Extrema ( Av. São Francisco);
Av. Camilo Filho (Próximo ao Deus Quer);
Av. Joaquim Nelson (Próximo a Soferro).

LEIA TAMBÉM